Gestão de Acervos

A gestão de acervos é uma prática fundamental para preservar e organizar o patrimônio, democratizando o acesso e promovendo uma melhor disseminação

Nosso trabalho contempla as seguintes etapas:

Diagnóstico

Levantamento de demandas e oportunidades com base na avaliação do acervo existente. Análise do volume, tipos documentais, estado de conservação, e fluxos de produção e circulação. Apresentação de soluções para atender necessidades atuais e futuras de preservação, organização e gerenciamento das informações.

Organização

Tratamento e ordenação do acervo, com serviço de higienização, arranjo, descrição e restauração. Implantação de banco de dados e a indexação de documentos, assim como a produção de instrumentos de pesquisa, como guias e inventários, necessários ao acesso à informação.

Digitalização e Conversão

A digitalização assegura maior acessibilidade e preservação das informações de acervos físicos, independentemente de sua natureza. Esse processo facilita a gestão, a busca, a visualização e o compartilhamento das informações, tornando-as mais eficientes. 

Difusão

A difusão de acervos digitais expande o acesso às informações. Por meio da implementação de ambientes digitais, é possível acessar a documentação de forma organizada e indexada. Além disso, a criação de links de uso interno garante que o acesso aos documentos seja restrito, assegurando uma disseminação eficiente e segura.