Sobre o Acervo

Arquivo Histórico

Desde 1986, a Memória da Eletricidade atua na preservação e salvaguarda de um importante conjunto documental, constituído por mais de 150 mil itens. Nosso acervo é composto por arquivos pessoais e institucionais e possui uma vasta documentação com diferentes gêneros e suportes. Um acervo que reflete a história da eletricidade e o contexto político e social do país, desde o processo de construção das primeiras usinas hidrelétricas no Brasil à constituição do setor elétrico nacional.

Biblioteca Léo Amaral Penna

Criada em 1987 para auxiliar na pesquisa e difundir o conhecimento sobre a história da energia no Brasil, a Biblioteca Léo Amaral Penna tem seu acervo bibliográfico composto por mais de 12.000 itens, entre livros e periódicos. De cunho técnico e histórico, grande parte de seus títulos são relacionados ao tema da energia e da história política e social do Brasil no século XX.

Base de Referências

Com mais de três décadas de atuação e pesquisa, a Memória da Eletricidade criou um extenso banco dados com informações sobre pessoas, usinas e organizações que impulsionaram o desenvolvimento do setor elétrico. Este material também está disponível para consulta no site da instituição. 

Consultas 

Para consultas e outras informações sobre o acervo da Memória da Eletricidade, entre em contato pelos e-mails abaixo:

biblioteca@memoriadaeletricidade.com.br
acervoepesquisa@memoriadaeletricidade.com.br