Há 4 anos, era inaugurada a última turbina da UHE Belo Monte

Postado em 05/12/2023
Paulo Roberto Ribeiro Pinto

Diretor Presidente da Norte Energia

Compartilhar

O projeto da UHE Belo Monte já nasceu grandioso. Teve sua primeira turbina inaugurada em 2016, quando entrou em operação. Em 2019, três anos depois (e mais especificamente no dia 27 de novembro) inauguramos a Unidade Geradora 18 da Casa de Força principal e, a partir desse momento, a usina passou a operar com sua capacidade plena.

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, que conta com mais de 200 milhões de habitantes, reconhecemos nossa responsabilidade e o compromisso em atender uma parcela significativa da demanda energética nacional, contribuindo com energia limpa e renovável para que os brasileiros possam viver suas vidas e executar suas atividades. E isso é resultado do trabalho de um time enorme e muito capacitado de colaboradores, no qual cada um dá o seu melhor para fazer esse ecossistema de energia funcionar. Essa é uma conquista de todos da Norte Energia, concessionária da usina e empresa da qual faço parte desde 2017 como Diretor Presidente.

Hoje em dia, somos responsáveis por cerca de 10% da matriz energética brasileira. Belo Monte pode atender, sozinha, 25% da população do país, o que, em termos práticos, equivale a aproximadamente três vezes a população do estado do Rio de Janeiro. Somos, hoje, a maior usina 100% brasileira em operação no país.

No entanto, sempre reitero que o potencial de transformação desse empreendimento vai muito além dos termos técnicos de energia. Afinal, fazer parte da garantia da segurança energética no país é uma grande responsabilidade.

Desde o início do projeto, a Norte Energia vem contribuindo efetivamente com o desenvolvimento da região onde a usina está instalada, com dezenas de ações de impacto positivo para o meio ambiente e para a população local. Foram implementados 117 projetos ambientais, com o sentido de preservação da natureza e também de proporcionar geração de renda às pessoas da região. No campo social, em Altamira, construímos 3.850 casas de alvenaria em seis novos bairros com toda a infraestrutura, e ainda 513 km de rede pluvial, fazendo desse município um dos mais equipados do país em termos de abastecimento de água e saneamento. O projeto de Belo Monte entregou também hospitais, 33 Unidades Básicas de Saúde e 436 salas de aula para a região.

Assim, o dia 27 de novembro marca as muitas conquistas alcançadas até aqui em prol do país e da região em que Belo Monte está instalada. Recordes foram quebrados ano a ano e seguimos no caminho certo para garantir a melhor qualidade e entrega dentro da mais importante matriz energética do nosso país.

Na linha do tempo abaixo, apresento alguns desses pontos sobre os quais gostaria de aprofundar.

Belo Monte: um crescimento exponencial

Em plena operação, Belo Monte conta com capacidade instalada de 11.233,1 MW, com garantia física média de 4.571 MW de geração de energia. Esse enorme potencial prova que somos essenciais ao dia a dia da população. Além disso, Belo Monte é a usina que entrega a energia limpa e renovável mais barata para os consumidores brasileiros.

Ao apresentarmos eficiência, não apenas cumprimos nossa missão de fornecer eletricidade, mas também promovemos, por meio de uma matriz renovável, segurança energética para o Brasil. A usina é um testemunho tangível de como a inovação no setor energético pode ser não apenas viável, mas também benéfica para toda a nação.

Se compararmos os números que tínhamos em 2016, ano de inauguração, com 2022, percebemos um aumento de aproximadamente 12 vezes na produção anual de energia elétrica, o que se dá, principalmente, pelo foco no desenvolvimento do projeto e na inauguração das demais Unidades Geradoras de energia.

Neste último ano, por exemplo, apresentamos um aumento de 17% de energia gerada em relação a 2021. Esse total registrado, de mais de 37 milhões de MWh, atenderia o consumo do Brasil inteiro durante 22 dias, a região Nordeste durante mais de 4 meses e a região Norte por mais de 8 meses.

Por Belo Monte ser uma parceria público-privada, conseguimos não só cuidar da geração de energia elétrica, mas também ampliar os nossos horizontes para o lado social e ambiental da Amazônia. Entendemos a nossa responsabilidade e, a partir disso, investimos no desenvolvimento da região de atuação de forma mais assertiva.

Desenvolvimento na região e compromisso socioambiental

É sempre importante citar que, para além da produção elétrica, a Norte Energia também tem compromisso claro com o desenvolvimento da região em que Belo Monte se localiza, se estendendo a comunidades e cidades vizinhas que também são banhadas pelo Rio Xingu.

O empreendimento foi pensado de forma a causar o menor impacto ambiental possível. Dos investimentos cedidos para a construção, cerca de 13% foram voltados para a realização de ações de mitigação de impactos ambientais e sociais.

Definidas desde o início da operação, algumas das condicionantes para o empreendimento envolvem justamente o investimento socioambiental, dando a nós a oportunidade de contribuir de forma ativa com a realidade local. Do lado ambiental, alguns de nossos projetos incluem reprodução de peixes nativos da região e a inauguração do primeiro corredor de energia elétrica do Pará. Em várias dessas iniciativas, contamos com uma importante parceria com a Universidade Federal do Pará.

Já considerando o viés social, a Norte Energia tem a felicidade de promover projetos que buscam fortalecer a cultura local e acelerar oportunidades na região. Um exemplo disso é o “Futebol Social”, que busca fomentar a prática esportiva de altamirenses. Também ajudamos empreendedores a fortalecer seus negócios graças ao nosso projeto BM Empreende.

O caminho percorrido até agora é curto em comparação às expectativas que temos para o futuro da Norte Energia, de Belo Monte e da região. Só posso sentir orgulho de todo o trabalho feito por nossa equipe de colaboradores até aqui. Nosso objetivo segue sendo servir energia de qualidade, promovendo o investimento contínuo em políticas que contribuam para o desenvolvimento da região e da matriz elétrica brasileira como um todo.

Reforço meu agradecimento a todas as equipes que tornam essa complexa operação possível no dia a dia. Sigamos juntos nessa jornada!

Paulo Roberto Ribeiro Pinto

Diretor Presidente da Norte Energia