Depoimentos inéditos de Paulo Richer reunidos em e-book

Postado em 12/06/2023
Compartilhar

A Memória da Eletricidade está lançando o e-book Paulo Richer em dois tempos, com a versão editada dos depoimentos concedidos pelo primeiro presidente da Eletrobras para o programa de história oral da entidade.

Mineiro de Visconde do Rio Branco, o engenheiro Paulo Richer conduziu o processo de constituição da Eletrobras no início do governo João Goulart, por designação do ministro Gabriel Passos. Em junho de 1962, assumiu a presidência da empresa, permanecendo no seu comando por quase dois anos. Richer foi afastado da presidência da Eletrobras em decorrência do golpe que depôs o presidente Goulart em abril de 1964, passando a trabalhar na iniciativa privada. Findo o regime militar, o engenheiro voltou à administração federal em 1985, aceitando convite do ministro Aureliano Chaves para exercer o cargo de secretário-geral do Ministério das Minas e Energia. Em 1987, deixou a função, retornando à iniciativa privada.

O primeiro depoimento do e-book é fruto das entrevistas gravadas em 1988 no âmbito do projeto Memória do setor de energia elétrica: fase pré-operacional da Eletrobras, realizado em parceria com o Centro de Pesquisa em História Contemporânea do Brasil (Cpdoc) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Paulo Richer participou do projeto concedendo extenso depoimento do tipo história de vida. Remontando às origens familiares, o engenheiro rememorou os estudos, formação universitária e trajetória profissional, abordando temas do maior interesse para o conhecimento da história da Eletrobras e do setor elétrico nos primeiros anos da década de 1960.

O depoimento de 2011 foi gravado no âmbito do projeto 50 anos: a Eletrobras no espelho da história, comemorativo do cinquentenário da companhia. É essencialmente um relato da atuação de Richer como organizador e primeiro presidente da Eletrobras, reafirmando alguns pontos importantes de seu primeiro depoimento e acrescentando informações interessantes. Antecedido por uma biografia do engenheiro, o livro conta com numerosas notas sobre personalidades, eventos e instituições citadas por Richer.

Com o lançamento de Paulo Richer em dois tempos, a Memória da Eletricidade acrescenta mais um título à coleção de publicações digitais dedicada a personalidades com importante contribuição para o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro.

Acesse e baixe gratuitamente em formato MOBI e E-PUB aqui