Centenário de Mario Bhering é celebrado com série de ações

Postado em 24/11/2022
Compartilhar



Para celebrar o centenário de Mario Bhering, figura fundamental da história do setor de energia no Brasil, a Memória da Eletricidade está promovendo uma série de ações em 2022. O projeto "100 anos de Mario Bhering" inclui o lançamento de um livro de arte que reúne mais de 40 das aquarelas de autoria de Bhering, um vídeo com depoimentos de expoentes do setor sobre a vida e o legado do homenageado, uma exposição virtual com 59 pinturas do engenheiro e a volta do Prêmio Mario Bhering depois de dois anos de suspensão, em decorrência da pandemia de Covid.

O engenheiro Mario Penna Bhering foi diretor comercial, vice-presidente e presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), diretor de Furnas, presidente da Eletrobras em duas oportunidades e fundador e presidente da Memória da Eletricidade. Mineiro de Belo Horizonte, nascido em 24 de maio de 1922 e falecido em 24 de setembro de 2009, formou-se em engenharia pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ). Deixou um legado importante para o setor elétrico nacional, contribuindo decisivamente para sua ordenação e modernização. Ao lado de Juscelino Kubitschek (então governador de Minas), participou do processo de criação da Cemig, assim como, posteriormente de sua expansão. Seu apoio técnico foi fundamental para a criação da Eletrobras. À frente desta última estatal, liderou um processo de crescimento. Outro grande empreendimento do setor que contou com o talento de Mario Bhering foi a construção da Usina de Itaipu. Foi também o idealizador do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil - Memória da Eletricidade, tornando-se seu presidente-fundador em 1986.

À parte de suas atividades no setor de energia elétrica, Mario Bhering – que era, antes de tudo, um humanista, dedicou-se à prática artística, em especial à produção de aquarelas, tendo realizado exposições em várias cidades brasileiras. 

Para Augusto Rodrigues, presidente da Memória da Eletricidade, Mario Bhering foi um personagem único no contexto do setor elétrico:

– É impressionante o quanto ele representou como avanço, não só para o setor elétrico. Ele era um engenheiro, mas não só isso. Era um humanista. Por isso, estamos fazendo o livro, a exposição virtual e o vídeo sobre as pinturas, a arte produzida por Mario Bhering. Queríamos falar desse seu humanismo, dessa articulação entre cultura e engenharia e técnica. E se falarmos especificamente sobre o setor elétrico, a atuação dele foi importantíssima. Um exemplo é a construção de Itaipu e a relação com o Paraguai. Se ele fosse vivo hoje, o setor elétrico brasileiro já estaria em outro mundo. Mario Bhering foi uma figura importantíssima.

Livro

“100 anos de Mario Bhering” é um livro de arte em alto padrão gráfico, com 120 páginas. Reúne mais de 40 reproduções das principais pinturas do engenheiro e artista, entremeadas por memórias de Bhering sobre assuntos variados, e comentários acerca de energia elétrica e arte. Algumas das pinturas são analisadas pelo curador do livro, Márcio Sampaio. 

Vídeo com testemunhais

Outra das ações promovidas pela Memória da Eletricidade para celebrar o centenário de nascimento de Mario Bhering é um vídeo com depoimentos sobre o engenheiro, traçando um paralelo entre sua trajetória e sua atuação no desenvolvimento do setor elétrico e suas pinturas. O resultado é um registro original sobre a vida e a obra de Mario Bhering, a partir de um viés mais humanista e menos técnico. O documentário não segue uma ordem cronológica, mas é construído a partir de recortes de imagens de arquivo, trechos de entrevistas e de três acervos iconográficos: o familiar, os de empresas que o engenheiro dirigiu e o da Memória da Eletricidade. O vídeo reúne depoimentos de Paulo Roberto Ribeiro Pinto (Norte Energia), Maria Teresa Serra, José Luiz Alquéres, Altino Ventura, Mario Santos, Barbara Bhering, Leticia Bhering, Sofia Bhering, Flavio Decat e Paulo Brandi.

Exposição virtual

A terceira ação é uma exposição virtual 59 dos mais expressivos quadros de Mario Bhering, traçando assim um panorama da sua evolução como artista. O alto nível artístico da pintura de Mario Bhering é revelado junto com anotações do autor sobre a humanidade e a natureza.

4º Prêmio Mario Bhering de Preservação e Memória

Depois de dois anos suspenso em consequência da pandemia do coronavírus, a tradicional premiação da Memória da Eletricidade chega à sua quarta edição. O “4º Prêmio Mario Bhering de Preservação e Memória” homenageia as empresas do setor elétrico que tenham contribuído com serviços e ações relevantes para o setor de energia elétrica nacional, particularmente nas áreas de memória, cultura e ações socioambientais. Serão premiadas ainda personalidades que contribuíram para viabilizar projetos considerados marcos do setor.

O projeto "100 anos de Mario Bhering" tem patrocínio de Itaipu Binacional e Norte Energia/Usina Hidrelétrica de Belo Monte e apoio de Energisa e Eletrobras Furnas.