Eventos

Liderança e especialização técnica

TER 10/11/2020 às 16h

No episódio de abertura da temporada "Luz sobre as mulheres", da série #PaposDeEnergia, recebemos a engenheira especialista da Cemig e coordenadora do Comitê de Estudos D1 do Cigre, Adriana de Castro, e a chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do Ministério de Minas e Energia, Agnes M. da Costa, para falar sobre Liderança e Especialização técnica. A mediação é da jornalista da Memória da Eletricidade, Rayssa Dias.

Foram mais de 100 participantes ao vivo em uma conversa recheada de testemunhos, dicas e esperança em um setor cada vez mais diverso, inclusivo e receptivo às mulheres. As convidadas compartilharam suas trajetórias, desafios e aprendizados profissionais, apontando o intenso processo de transformação em curso nas empresas e instituições do setor, que proporcionam não só o aumento da participação das mulheres, mas também atuações e expertises cada vez mais multidisciplinares – necessárias à modernização em curso.

Segundo as convidadas, ser mulher no setor de energia traz a oportunidade de atuar com impactos profundos na sociedade e ter um propósito para a carreira. Elas frisaram como a existência de muitas empresas de grande no setor porte facilita a construção de uma carreira em zigue-zague e a implantação de políticas de equidade de gênero.

A liderança e a especialização técnica na carreira foram o foco da discussão, que trouxe à tona reflexões sobre como a ambição de cargos de liderança ainda é malvista para as mulheres, por não comporem o acervo de estereótipos tradicionalmente aceitos para o grupo. A importância de habilidades de relacionamento e negociação foi ressaltada na construção de carreiras de destaque, acompanhando o conhecimento técnico.

#PaposDeEnergia - Luz sobre as Mulheres

O #PaposDeEnergia é uma iniciativa da Memória da Eletricidade, com foco no treinamento, desenvolvimento e atualização dos profissionais do setor de energia.

Na 3ª temporada da série, o #PaposDeEnergia recebe convidadas especiais para debater a atuação feminina no setor.