Parceria
Tipo de evento
O terceiro episódio da série #PaposDeEnergia foi marcado pela realização do segundo webinar que sela a parceria da Memória da Eletricidade com o Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE-Brasil). No webinar, foi abordado o tema dos “Desafios e Oportunidades no Mercado de Geração Distribuída no Pós-COVID”.
Mais uma vez, Ricardo Buratini, curador digital da Memória da Eletricidade, mediou uma rica conversa, agora com Alexandre Aoki e Ciceli Martins Luiz, coordenador e secretária executiva do Comitê C6 - Sistemas de Distribuição e Geração Distribuída do CIGRE-Brasil. O diálogo se iniciou com a importante delimitação do tema e dos conceitos essenciais. Os entrevistados esclareceram o que são os Sistemas Ativos de Distribuição (SAD) e os Recursos Distribuídos de Energia (RDE). Essa introdução permitiu aos expectadores compreender que os SAD englobam não apenas a Geração Distribuída (GD), mas também os sistemas de armazenamento, as micro redes, os veículos elétricos, os prossumidores e a resposta da demanda, modalidades que já começam a ganhar corpo mundo afora.
Na sequência, foram apresentados dados que mostram o expressivo crescimento da GD no Brasil, sobretudo da microgeração fotovoltaica. A esse respeito foi destacado que, no caso brasileiro, essa forte expansão esteve associada às vantagens naturais (insolação) que o país apresenta, à evolução tecnológica (redução dos custos dos equipamentos), ao aumento das tarifas de distribuição no passado recente e aos incentivos regulatórios, que se tornaram mais eficazes a partir de 2012 e 2015, com as Resoluções 482 e 687 da ANEEL.
Segundo os convidados, a GD e os demais RDE têm grande importância para o sistema elétrico nacional não somente por contribuir para a geração de eletricidade e redução de perdas, mas também por trazer o empoderamento do consumidor final. Ao permitir um gerenciamento mais ativo do consumo, este empoderamento é passo decisivo para uma gestão mais racional e mais eficiente da demanda, etapa importante do processo de modernização do setor.
Aoki e Cicéli também mostraram que a tendência de crescimento acentuado da GD no Brasil sentiu ligeiramente os efeitos da pandemia do Covid-19, mas ambos mostraram-se confiantes quanto à retomada do ritmo da expansão.
Passando aos desafios, os entrevistados citaram que o setor está passado por uma verdadeira revolução no Brasil e no mundo com a promissora expansão dos RDE. Assim sendo, muitas mudanças ainda estão por vir. Elas deverão envolver, entre outros temas, novos desenvolvimentos tecnológicos para operação das redes, readequações na repartição dos custos e encargos setoriais, mudanças nas logísticas de integração estrutural e novas dinâmicas de gerenciamento desse sistema.
Na conclusão do webinar, Aoki e Ciceli ressaltaram a importância dos RDE e da GD para o futuro do setor elétrico. Para eles, a evolução tecnológica que está no radar fará com que a ligação entre produtores e consumidores se torne cada vez menos custosa e mais ágil no tocante à distribuição. Desse modo, formas diversas e complementares de RDE (como GD, armazenamento, automóveis elétricos, micro redes, resposta da demanda, etc) devem favorecer a ampliação de energias mais limpas e renováveis na nossa matriz energética, colaborando também para a descarbonização ambiental.
A série #PaposDeEnergia
O #PaposDeEnergia é uma iniciativa da Memória da Eletricidade, com foco no treinamento, desenvolvimento e atualização dos profissionais do setor de energia. Neste episódio, realizado em parceria com o Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE-Brasil), discutimos os desafios e oportunidades no mercado de geração distribuída no pós-Covid.
Materiais para download
Quer analisar no detalhe os números trazidos pelos convidados para esse episódio da série? Faça o download aqui.



