Cemig completa 67 anos

UHE Três Marias - CEMIG

Cemig completa 67 anos

Primeira empresa pública de energia com atuação estadual, a Cemig comemora hoje 67 anos. Sua criação, em 1952, possui relação direta com os planos do então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, de investimento em infraestrutura de transporte e energia para o fomento da indústria.

A Usina Hidrelétrica de Três Marias (MG), oficialmente denominada Bernardo Mascarenhas, inaugurada pela Cemig em 1962, expressa, neste contexto, a expansão em nível nacional da política desenvolvimentista de Juscelino. Localizada no rio São Francisco, a usina foi a primeira obra de grande porte realizada pela Cemig e também o primeiro grande empreendimento hidráulico de múltiplas finalidades do Brasil – produção de energia elétrica, controle de enchentes, irrigação e melhoria das condições de navegabilidade do São Francisco.

Incluída entre os projetos do Plano de Metas no mandato presidencial de Juscelino Kubitschek (1956-1961), Três Marias foi custeada com recursos orçamentários da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF) e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), atual BNDES.

Imagem 1 e 2: Construção da Usina Hidrelétrica de Três Marias, 1957-1959. Acervo Memória da Eletricidade.

Imagem 3: Contrato de financiamento entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) e a União, com interveniência da Cemig, para a construção da barragem da Usina Hidrelétrica Três Marias, de 1957. Acervo Memória da Eletricidade.

Tags:
No Comments

Post A Comment