Soltura de filhotes de tartarugas no Rio Xingu mobiliza voluntários

Ação promovida pela Norte Energia e pelo Ideflor-Bio marca o final do ciclo reprodutivo em um dos maiores berçários de quelônios da América do Sul
08/12/2025

Voluntários da Norte Energia soltaram cerca de 3.500 filhotes de tartarugas no rio Xingu. Foto: Divulgação / Helder Lana


Cerca de 3.500 mil filhotes de tartarugas-da-Amazônia, tracajás e pitiús foram soltos no rio Xingu na manhã deste sábado (06) por voluntários da Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A atividade ocorreu no Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará, considerado um dos maiores berçários de espécies de tartarugas de água doce da América do Sul.

A ação, que faz parte do projeto Tartarugas do Xingu, reuniu 44 voluntários da empresa e foi realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e o Ibama. O grupo participou das escavações na areia para abertura dos ninhos, do salvamento dos filhotes e da soltura, acompanhando de perto o trajeto das pequenas tartarugas até o rio. Na ocasião, os voluntários aprenderam sobre o comportamento, o ciclo de vida dos quelônios e os desafios enfrentados para proteção e conservação das espécies, como a caça ilegal.

A ação voluntária é uma das atividades desenvolvidas pelo Programa de Conservação e Manejo de Quelônios de Belo Monte. Desde que foi criado, em 2011, mais de 6,5 milhões de filhotes foram devolvidos à natureza.

O programa mantém equipe de biólogos e auxiliares de campo que, desde o mês de setembro, monitoram a reprodução em 20 praias do Tabuleiro do Embaubal. O trabalho inclui a identificação e a demarcação dos ninhos, além do acompanhamento das condições naturais de incubação e a eclosão. A desova ocorre até o fim de novembro, e os nascimentos se concentram entre o início de dezembro e a primeira quinzena de janeiro, geralmente no período da madrugada. Neste ano, o monitoramento identificou 4.238 ninhos das três espécies. A Norte Energia desenvolve e apoia programas socioambientais, incluindo aqueles voltados à conservação da fauna e à restauração florestal. No total, R$ 8 bilhões já foram investidos.