Norte Energia apresenta ferramenta para monitorar Belo Monte em tempo real em seminário no Rio
Norte energia apresenta ferramenta para monitorar Belo Monte em tempo real no 12° Senop. Foto: Divulgação
Agilidade e transparência no dia a dia da operação de Belo Monte: esse é o propósito do novo Painel de Acompanhamento em Tempo Real das Solicitações de Liberação de Equipamentos (SLEs), criado pela Norte Energia para facilitar o monitoramento das usinas de Belo Monte e Pimental. A novidade será apresentada no 12º Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas (Senop), que acontece até o dia 25 de setembro, no Rio de Janeiro.
Conhecido como “painel de aeroporto”, o sistema mostra de forma visual e dinâmica as atividades em andamento, programadas e concluídas. Em uma tela, é possível acompanhar equipamentos, prazos, responsáveis e status, com atualização a cada cinco minutos. De acordo com a Norte Energia, o resultado já pode ser visto: redução de documentos de urgência, mais segurança operacional, maior disponibilidade dos ativos e melhor comunicação entre as equipes. Tudo isso de maneira sustentável, diminuindo o uso de papel e impressão.
A partir disso, a ferramenta também foi adotada na área de Planejamento e Controle da Manutenção, ampliando seu impacto no dia a dia da operação. “A busca por soluções que melhorem os processos é uma constante na Norte Energia. O ‘painel de aeroporto’ vem trazendo agilidade e assertividade no acompanhamento das atividades do Complexo Belo Monte, com ganhos expressivos para a operação”, explica Tarcísio Santos, Gerente de Operação de Tempo Real de Belo Monte.
Na abertura do evento, realizada nesta terça-feira (23), o Diretor de Operação e Manutenção da Norte Energia, Wady Charone Júnior, destacou a importância da IA na realidade do setor elétrico brasileiro. “A Inteligência Artificial veio para ficar, não há como fugir disso. Ela é irreversível. É importante estarmos conectados e preparados para esse desafio, de forma a verificar a melhor maneira de utilizar todos os recursos para a operação desse grande sistema”, afirmou.
O Operador Digital
Além do painel, os participantes do Senop vão conhecer outra inovação: o Operador Digital, uma ferramenta de análise e diagnóstico desenvolvida pela Norte Energia na plataforma Aveva PI System. O recurso faz leituras em tempo real para apoiar decisões estratégicas, monitorando variáveis como geração de energia, desempenho dos equipamentos, comportamento dos reservatórios e parâmetros do sistema elétrico.
O Operador Digital também garante o cumprimento da outorga de uso da água, trazendo informações em tempo real sobre defluências, manobras de vertedouros e controle de comportas. Entre os destaques, está o monitoramento da ictiofauna por meio das grades anti-cardume instaladas a jusante das unidades geradoras, além da análise da potência ideal das turbinas, o que ajuda a alcançar o máximo rendimento.
Outra vantagem é a integração com o Sistema Interligado Nacional (SIN), que permite reprogramações junto ao ONS, otimizando o controle dos reservatórios e evitando vertimentos não planejados.
Gestão do conhecimento
A mantenedora também leva ao Senop iniciativas voltadas à formação de profissionais para a operação do Complexo. Um exemplo é a Certificação de Operadores, processo interno que garante eficiência, confiabilidade e segurança na operação do SIN. O modelo inclui trilha de aprendizagem, simulados, treinamentos híbridos e procedimentos padronizados, promovendo melhoria contínua.
Com a internalização do programa, a empresa reduziu custos e ganhou autonomia na capacitação de sua equipe. Em 2023, também formou seu próprio time de operação, reunindo profissionais experientes e moradores da região que estavam ingressando no setor elétrico. Para apoiar a equipe, foi produzido um livro técnico ilustrado, com linguagem acessível e prática, que hoje é referência no treinamento interno e será um dos trabalhos apresentados pela Norte Energia nesse seminário.