Memória da Eletricidade realiza visita técnica ao acervo do CPDOC/FGV

Encontro fortalece o intercâmbio institucional e promove reflexões sobre práticas de preservação e difusão da memória histórica no Brasil
28/06/2025

No dia 26 de junho de 2025, a equipe de Acervo e Pesquisa da Memória da Eletricidade realizou uma visita técnica à Casa Acervo do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getulio Vargas (FGV), localizada no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O objetivo da visita foi conhecer de perto as práticas de guarda, tratamento e difusão de acervos documentais desenvolvidas pela instituição, reconhecida como uma das mais importantes referências nacionais no campo da memória e da história pública.

Inaugurada em 2016, a Casa Acervo ocupa um espaço estrategicamente organizado em duas áreas principais. No primeiro andar, funcionam os serviços de consulta presencial ao acervo e ações educativas voltadas para escolas públicas e privadas. Já no andar superior, atuam as equipes responsáveis pela higienização, organização e tratamento técnico dos arquivos que ainda não estão disponíveis ao público. O complexo conta ainda com um prédio anexo de quatro andares, totalmente climatizado e equipado com modernos sistemas de prevenção contra sinistros, o que garante as condições ideais para a preservação dos documentos históricos, em seus diversos suportes.

CPDOC + Memória da Eletricidade

Durante a visita, a equipe da Memória da Eletricidade conheceu o espaço lúdico e interativo onde são realizadas atividades educativas voltadas à valorização dos arquivos pessoais preservados pela instituição. O CPDOC mantém um dos mais relevantes conjuntos de acervos privados do país, com documentos textuais, iconográficos, sonoros e audiovisuais de personalidades públicas brasileiras, além de um extenso acervo de história oral, com entrevistas que registram trajetórias marcantes na vida pública nacional, especialmente a partir da década de 1930.

Criado em 1973, o CPDOC é pioneiro na organização e preservação de arquivos pessoais no Brasil e apresenta diversas convergências com a atuação da Memória da Eletricidade, que atualmente reúne mais de 40 arquivos pessoais em seu acervo institucional. Vale destacar que o CPDOC foi um dos primeiros parceiros da Memória da Eletricidade na implantação de seu programa de história oral, consolidando-se como referência fundamental na produção de conhecimento a partir de fontes documentais privadas.

A visita proporcionou um ambiente rico de troca institucional, no qual foram discutidos temas centrais às rotinas e desafios do campo da preservação documental, tais como:

  • Estratégias de preservação de documentos em suportes variados;
  • Processos de digitalização e seus entraves técnicos e conceituais;
  • Preservação de acervos digitais e digitalizados;
  • Práticas de difusão e acesso à informação histórica.

A iniciativa integra os esforços contínuos da Memória da Eletricidade para fortalecer o diálogo com instituições de referência, aprimorar a atuação técnica de suas equipes e expandir o conhecimento sobre metodologias contemporâneas de preservação da memória histórica brasileira. Visitas como essa promovem a reflexão crítica, impulsionam a adoção de novas abordagens e fomentam possibilidades de cooperação institucional, contribuindo diretamente para a qualificação do trabalho e para a construção de soluções mais inovadoras, colaborativas e eficazes nos campos da preservação e difusão do patrimônio documental.

Confira como foi a visita