Quem foi Luiz Pinguelli Rosa?

Um pioneiro dos estudos das mudanças climáticas e do desenvolvimento sustentável
10/10/2024

Luiz Pinguelli Rosa foi um dos mais renomados especialistas em energia do Brasil, mestre e educador com legado indelével tanto na academia quanto nas políticas públicas.

Nascido no Rio de Janeiro em 19 de fevereiro de 1942, Pinguelli estudou no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, cursando em seguida a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em São Paulo, e a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ). Declarado aspirante a oficial em dezembro de 1962, ingressou no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, onde iniciou curso de Engenharia Elétrica. Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1967, desligou-se do Exército no mesmo ano. Após concluir o mestrado em Energia Nuclear e doutorado em Física, iniciou a carreira docente, tornando-se professor titular da UFRJ e diretor da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ).

Além da atuação intensiva na pesquisa acadêmica, Luiz Pinguelli contribui decisivamente para o desenvolvimento de políticas energéticas sustentáveis no Brasil. Suas pesquisas abrangem desde o planejamento energético até os impactos ambientais das grandes hidrelétricas. Foi uma voz ativa no debate sobre o programa nuclear brasileiro e um defensor da diversificação da nossa matriz energética e da pesquisa de fontes renováveis, como solar e eólica.

Presidente da Eletrobras entre 2003 e 2004, promoveu importantes iniciativas voltadas para a eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Ele esteve também no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e sua participação foi crucial para o avanço de discussões acerca das metas nacionais relacionadas às emissões de carbono. Respeitado internacionalmente, Pinguelli era frequentemente convidado para conferências sobre energia sustentável e mudanças climáticas, chegando a atuar como membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). A física das partículas o levou à física teórica, à epistemologia, à história da ciência e à política. Orgulhava-se de integrar o Conselho da Pugwash Conferences on Science and World Affairs, entidade fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel, e dedicada à luta pela proscrição das armas de destruição em massa.

Legado e influência

O legado de Luiz Pinguelli Rosa está firmado não apenas nas suas publicações científicas ou nos cargos que ocupou, mas também nas gerações que influenciou e inspirou ao longo dos anos como educador dedicado. Suas pesquisas inovadoras tiveram continuidade por meio de seus alunos distribuídos por várias partes do mundo, contribuindo assim para manter viva sua visão progressista sobre sustentabilidade energética.

Suas realizações oferecem lições valiosas tanto dentro quanto fora das fronteiras brasileiras e seus valores, como a integridade acadêmica, compromisso social e sua dedicação incansável aos temas relevantes relacionados à preservação ambiental e avanço tecnológico equilibrados, seguem sendo norte para muitos dos avanços que ainda veremos nos próximos anos.

Para conhecer mais

No acervo da Memória da Eletricidade é possível encontrar parte do valioso legado acadêmico, além da trajetória profissional de Pinguelli. Clicando no link https://memoriadaeletricidade.com.br/acervo/7701/luiz-pinguelli-rosa você pode conhecer um pouco mais dessa história através de vídeos, entrevistas, livros e também seu depoimento ao nosso Programa de História Oral.