Acervo

Usina Hidrelétrica Santa Inês

1912
verbete atualizado em: 00/00/2013

Informações gerais

Número de registro
BC.REF-US.037
Categoria
UHE
Município/Estado
São João da Boa Vista - SP
Localização
Região
Sudeste - SE
Latitude
21° 58'
Longitude
46° 48'
Potência
1.008 KW
Operação
00/00/1912
Histórico
A Usina Hidrelétrica Santa Inês, do tipo bacia de acumulação, localizava-se no rio Jaguari-Mirim, município de São João da Boa Vista, estado de São Paulo. Pertencia, originalmente, à Companhia Sanjoanense de Eletricidade.

Entrou em operação no terceiro trimestre de 1912, contando com dois grupos geradores compostos por turbinas tipo Francis, da marca Voith, e geradores Siemens, com potência de 504 kW.

A usina era constituída por barragem de pedra, com 80 metros de comprimento e 4 metros de altura, formada por escada de peixe e duas comportas de pranchões, acionadas manualmente por mecanismo de cremalheira, e canal em terra, com 168 metros de comprimento e 5 metros de profundidade, sendo o lado esquerdo protegido por parede de alvenaria de pedras. A casa de máquinas era de alvenaria de tijolos, exceto a parede adjacente à câmara das turbinas, de alvenaria de pedras. O canal de fuga, no seu início escavado em rocha, possuía, no final, comporta de descarga de acionamento manual.

Em 1950, a casa de máquinas foi ampliada lateralmente, para a instalação de grupo diesel-elétrico fabricado por Engerssol Rand, tipo SS, 900 hp, e de subestação de 8/22 kV. A parte ampliada era de alvenaria de tijolos, com cobertura de laje de concreto armado e piso de cimento.

A usina encontra-se desativada, estando parcialmente destruída e não possuíndo mais os equipamentos e instalações originais. Seus grupos geradores foram retirados de operação em 1969.

Do acervo da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), a usina passou à Companhia de Geração de Energia Elétrica Tietê (CGEET), empresa resultante da cisão da concessionária anterior.
Situação atual
Usina desativada em 1969.