Informações Gerais
Getúlio Lamartine de Paula Fonseca nasceu em Pains (MG) no dia 10 de novembro de 1937. Iniciou sua carreira na Centrais Elétricas de Minas Gerais S.A. (Cemig), depois denominada Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Foi secretário-adjunto de Indústria e Comércio do Estado de Minas Gerais (1972-1975 e 1978-1979) e secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), do Ministério de Indústria e Comércio (1979-1984).
Foi também presidente da Comissão de Benefícios Fiscais a Programas Especiais de Exportação (1979-1984). Foi diretor-geral do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (Dnaee), órgão subordinado ao Ministério das Minas e Energia (MME), de 1985 a 1990 Em 1990, iniciou a edição de um boletim semanal, depois difundido por meio eletrônico, de informação e análise, especialmente sobre energia elétrica. Na mesma data estabeleceu-se como consultor nos campos de energia elétrica e assessoria econômica. Foi secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Amazônia Legal (1994-1995), na gestão de Henrique Brandão Cavalcanti, tendo assumido a pasta em caráter interino. No mesmo período, foi secretário-executivo do Conselho Nacional da Amazônia Legal.
Integrou, entre outros, os seguintes órgãos colegiados: Conselho de Política Aduaneira, Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Conselho Deliberativo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica
Cargo: Diretor-Geral do Dnaee
Início: 1985
Término: 1990
Curso: Economia, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Belo Horizonte (MG), em 1965