Informações Gerais
Chefe da Seção de Projetos da Rede de Distribuição Subterrânea e chefe da Subdivisão de Projetos da Distribuição Subterrânea e Aérea da Companhia Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro; chefe do Departamento de Engenharia da Rio Light S.A.; superintendente de Engenharia e Operação, superintendente de Operação, diretor de Operações, vice-presidente de Engenharia e Tecnologia, presidente (interino) e diretor de Operações da Light Luiz Teixeira Alves de Lima nasceu em São Paulo (SP) no dia 3 de setembro de 1924.
Formou-se engenheiro civil em 1947 e engenheiro eletricista no ano seguinte pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, depois Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou sua carreira profissional em 1950, quando ingressou na Companhia Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro, do Grupo Light, na supervisão dos setores de planejamento e projetos das redes de distribuição aérea e subterrânea da região do Rio de Janeiro - com exceção da área situada no Vale do Paraíba. Exerceu essa função até 1962, quando assumiu a supervisão sobre os setores responsáveis pelo planejamento do Sistema Rio, incluindo projetos de transmissão, subestações e rede distribuidora, no período em que a empresa teve a denominação Rio Light S.A. De 1968 até 1971, na Light - Serviços de Eletricidade S.A., supervisionou os setores de Planejamento e Operação do Sistema Rio e o Serviço de Mudança de Frequência do Sistema Rio, órgão criado temporariamente para coordenar a mudança de frequência da região do Rio de Janeiro para 60 Hz. A mudança de frequência do sistema Light-Rio foi efetuada juntamente com um plano de expansão e a substituição da rede subterrânea de 25 KV, da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, para a tensão de 138 KV. De 1971 a 1973, Luiz Teixeira Alves de Lima supervisionou os setores de Operação dos sistemas Rio e São Paulo.
Nesse último ano assumiu a Diretoria de Operações da Light, permanecendo nesse cargo até 1975. Em seguida, de 1975 a 1979, assumiu a Vice-Presidência de Engenharia e Tecnologia da empresa. Nesse período, coordenou a execução, pela primeira vez na América Latina, do uso de equipamentos de subestações blindadas com isolamento a SF6 nas tensões de 88 KV e de 230 KV, em São Paulo, e posteriormente na tensão de 500 KV, no Rio de Janeiro.
Exerceu o cargo de presidente da Light, em caráter interino, durante o período de transferência do controle acionário da empresa para a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás), de 20 a 30 de março de 1979. Logo após, deixou o cargo de vice-presidente da empresa. Em 1985 Luiz Teixeira Alves de Lima voltou a ocupar a Diretoria de Operações da Light, permanecendo no cargo até 1990.
Foi membro do Clube de Engenharia, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) e da Fundação de Seguridade Social Braslight, tendo integrado a Diretoria Executiva dessa entidade como diretor-presidente.
Light — Serviços de Eletricidade S.A.
Cargo: Diretor de Operações da Light
Início: 1985
Término: 1990
Light — Serviços de Eletricidade S.A.
Cargo: Presidente (interino) da Light
Início: 1979
Término: 1979
Light — Serviços de Eletricidade S.A.
Cargo: Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da Light
Início: 1975
Término: 1979
Light — Serviços de Eletricidade S.A.
Cargo: Diretor de Operações da Light
Início: 1973
Término: 1975
Light — Serviços de Eletricidade S.A.
Cargo: Superintendente de Operação da Light
Início: 1971
Término: 1973
Light — Serviços de Eletricidade S.A.
Cargo: Superintendente de Engenharia e Operação da Light
Início: 1968
Término: 1971
Companhia Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro
Cargo: Chefe do Departamento de Engenheiro da Cia. Carris/ RJ
Início: 1962
Término: 1968
Companhia Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro
Cargo: Chefe da Subdivisão de Projetos da Distribuição Subterrânea e Aérea da Cia. Carris/ RJ
Início: 1951
Término: 1954
Companhia Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro
Cargo: Chefe da Seção de Projetos da Rede de Distribuição Subterrânea da Cia. Carris/ RJ
Início: 1950
Término: 1951
Curso: Engenharia Elétrica na Escola Nacional de Engenharia, Rio de Janeiro (DF), em 1948.
Curso: Engenharia Civil, na Escola Nacional de Engenharia, Rio de Janeiro (DF), em 1947.