Acervo

Afonso Tiago Pinto Simas

26/06/1941
verbete atualizado em: 07/10/2024

Informações Gerais

Local de nascimento
Belém - PA
Verbete

Engenheiro-chefe do Setor de Planejamento, engenheiro-chefe do Setor de Construção de Linhas de Transmissão e Subestações e diretor-técnico da Celpa; diretor-presidente da Eletronorte

Afonso Tiago Pinto Simas nasceu em Belém (PA) no dia 26 de junho de 1941. Formou-se engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1964.

Iniciou sua carreira profissional no ano seguinte no Ministério das Minas e Energia (MME), como engenheiro do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (Dnaee), desenvolvendo estudos hidrológicos em bacias hidrográficas no Pará.

Em 1966 deixou o MME e ingressou na Centrais Elétricas do Pará S.A. (Celpa), tendo assumido a Chefia do Setor de Planejamento da Diretoria Técnica e, posteriormente, a do Setor de Construção de Linhas de Transmissão e Subestações. Foi responsável pelo planejamento e implantação de sistemas de transmissão e subtransmissão em todo o Estado do Pará, notadamente em Belém, onde promoveu a reformulação total da rede então existente. No mesmo ano passou a engenheiro superintendente de construção da Usina Hidrelétrica Curuá-Una. Exerceu essa função até 1971, quando assumiu o cargo de diretor-técnico da Celpa. Na área de geração, foi responsável por todas as fases de implantação da Usina Termelétrica Tapaná I e da Usina Termelétrica Tapaná II. Permaneceu na Diretoria Técnica da Celpa até 1979.

No ano seguinte ingressou na iniciativa privada, assumindo a Gerência de Projetos da Brasce Engenharia Ltda. Exerceu esse cargo até novembro de 1985, quando passou a diretor de Contratos. Nessa empresa, foi responsável pela execução de estudos de viabilidade, projetos básicos, projetos executivos de engenharia e gerenciamento de obras para os setores de petróleo, petroquímica e energia elétrica, em contratos assinados com a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás), Companhia Petroquímica do Nordeste (Copene), Petro-Rio, Petroflex, Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás), Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte), Centrais Elétricas do Sul do Brasil S.A. (Eletrosul) - empresa que mais tarde seria transformada na Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul do Brasil S.A. (Eletrosul) - , Furnas Centrais Elétricas S. A. (Furnas), Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e Light - Serviços de Eletricidade S.A. (Light). Permaneceu na Brascep até abril de 1991.

No mesmo mês foi eleito e empossado diretor-presidente da Eletronorte, em substituição a Armando Ribeiro de Araújo. Durante sua gestão, na área administrativa, empreendeu uma importante reforma no quadro de pessoal. Concluiu a primeira etapa da Usina Hidrelétrica Tucuruí, com a finalização da montagem eletromecânica e início da operação comercial da 108, 11a e 12a unidades geradoras da usina, concluiu as obras do sistema de subtransmissão de Manaus (AM), permitindo o escoamento pleno da energia gerada na Usina Hidrelétrica Balbina, com a conseqüente redução no consumo de combustível do parque térmico dessa cidade, reiniciou as obras da Usina Hidrelétrica Samuel e iniciou as obras do Sistema de Transmissão do Norte do Estado de Mato Grosso e do Sistema de Transmissão do Leste do Estado do Pará. Permaneceu à frente da Eletronorte até maio de 1993, quando foi substituído por Ricardo Pinto Pinheiro.

A partir do mês seguinte tornou-se consultor independente na área de energia elétrica, prestando serviços especializados a empresas nacionais e estrangeiras, tais como BC Projetos Ltda., do Rio de Janeiro, e BP Amoco, multinacional de origem inglesa. De 1995 a 1998 foi vice-presidente do Conselho de Administração da Celpa.

Trajetória profissional

Centrais Elétricas do Pará S.A.

Cargo: Vice-presidente do Conselho de Administração da Celpa.

Início: 1995

Término: 1998

Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.

Cargo: Diretor-Presidente da Eletronorte

Início: 1991

Término: 1993

Centrais Elétricas do Pará S.A.

Cargo: Diretor-Técnico da Celpa

Início: 1971

Término: 1979

Centrais Elétricas do Pará S.A.

Cargo: Engenheiro-Chefe do Setor de Planejamento da Celpa

Início: 1966

Término: 1966

Centrais Elétricas do Pará S.A.

Cargo: Engenheiro-Chefe do Setor de Construção de Linhas de Transmissão da

Celpa

Início: 1966

Término: 1966

Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica

Cargo: Engenheiro do Dnaee

Início: 1965

Término: 1966

Formação Acadêmica

Curso: Engenharia Civil, na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Pará, Belém (PA), em1964.

Descritor de16