Dia internacional dos arquivos

Dia internacional dos arquivos

O que é um arquivo?

Contratos, relatórios e todos os documentos produzidos e acumulados por uma instituição no desempenho de suas atividades compõem o conjunto documental dos arquivos. A gestão desse material, além de permitir a reconstrução da trajetória administrativa e a preservação da memória institucional, tem também aplicação estratégica na tomada de decisões e na otimização dos processos.

São os arquivistas que, utilizando ferramentas de gestão como o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade, realizam a avaliação e a classificação documental, determinando a relevância jurídica-administrativa e histórica de cada item. Nesse procedimento, constituem-se três grupos distintos de arquivos: correntes, intermediários e permanentes.

Os documentos de uso frequente, utilizados principalmente pela área administrativa de uma empresa, são denominados correntes. Os intermediários, derivados dos arquivos correntes, são aqueles de consulta reduzida que aguardam sua destinação final (descarte ou guarda permanente). Já os arquivos permanentes possuem reconhecido valor histórico e são utilizados como fonte de pesquisa e informação.

No Comments

Post A Comment