Dia do Cartógrafo

Dia-do-Cartógrafo-Memória-da-Eletricidade

Dia do Cartógrafo

No Dia do Cartógrafo, apresentamos o estudo de aproveitamento hidrelétrico do rio Mono, situado entre os países africanos de Togo e Daomé (atual Benim). O material, que integra o acervo histórico da Memória da Eletricidade, é composto por informações geográficas, fotográficas e textuais, oferecendo uma análise completa do projeto, que previa uma usina geradora de 25.000 kW, um reservatório de regularização do rio e um extenso programa de irrigação, drenagem e diques de proteção contra enchentes.

Realizado pelo Departamento de Engenharia da Eletrobras entre 1973 e 1974, o estudo recomendou o reexame completo do projeto da usina geradora, motivado pela extrema variação das descargas diárias, mensais e anuais do rio Mono, que o tornavam economicamente desfavorável à produção de energia elétrica.

No relatório, a produção cartográfica se mostrou indispensável, oferecendo uma apresentação integrada das informações textuais, geográficas e fotográficas.

Imagem 1: Mapa dos registros fotográficos realizados durante o estudo, 1973-1974. Acervo da Memória da Eletricidade.
Imagem 2: Detalhe da localização do registro fotográfico número 60.
Imagem 3: Registro fotográfico número 60, correspondente a um trecho do Rio Mono, 1973-1974. Acervo da Memória da Eletricidade.

No Comments

Post A Comment