Estão abertas as inscrições para o Preserva.Me 2021

Postado em 27/09/2021
Compartilhar

A 7ª edição, do Preserva.Me, Encontro Internacional de Preservação e Memória, evento promovido pela Memória da Eletricidade, acontece entre os dias 25 e 29 de outubro. O Preserva.ME 2021 tem por tema "Arquivos Pessoais e Histórias de Vida" e será 100% on-line, com dois painéis diários, às 10h e às 16h, transmitidos pelo canal da Memória da Eletricidde no Youtube. O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita aqui.

Sobre o Preserva.Me

Anualmente, a Memória da Eletricidade promove o Preserva.Me, a fim de discutir e divulgar os assuntos relacionados à preservação da memória e da história no âmbito nacional e internacional. As edições são sempre temáticas, servindo como um fio condutor, para trazer especialistas, profissionais e instituições ligadas ao assunto. 

O Preserva.ME, para além de divulgar a informação, tem também como iniciativa, trazer os estudos de diversos profissionais dos campos da memória, história, arquivo, comunicação, ciência da informação, museologia, biblioteconomia, dentre outras especialidades que contribuem na construção do conhecimento, promovendo a atualização do que vem sendo feito pelos especialistas. Bruna Martoni, pesquisadora da Memória de Eletricidade e uma das curadoras do Preserva.Me, destaca a importância do tema desta sétima edição, "Arquivos Pessoais e Histórias de Vida".

– Ambos os assuntos são importantes para o desenvolvimento das pesquisas em acervos e para a construção da memória – ressalta a pesquisadora. – Compreender a importância dos arquivos pessoais e das histórias de vida a partir dos arquivos e do registro da oralidade pode auxiliar no desenvolvimento de pesquisas, como fontes e metodologias dentro do campo das ciências humanas.

Unir especialistas e instituições que dedicam suas agendas à preservação, conservação e difusão do patrimônio documental, é o que torna o Preserva.Me único. Ouvir, discutir e trocar experiências é um privilégio não apenas para todos da Memória da Eletricidade, mas também para os profissionais que constroem o evento conosco, junto ao público. Ideias, reflexões e novas direções são alguns dos resultados que o Preserva.Me promove em todos que mergulham nessa experiência comum: a de pesquisar, preservar, conservar, difundir os acervos que se constituem enquanto patrimônio, dialogando e estreitando os laços com nossos colegas de pesquisa e profissão.

Confira a programação completa:

25/10
9h30m – Abertura
Augusto Rodrigues – Presidente da Memória da Eletricidade

10h – Arquivos Pessoais e Histórias de Vida
Verena Alberti



É formada em história pela UFF; mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ; doutora em teoria da literatura pela Universidade de Siegen, Alemanha, e pós-doutora em ensino de história pela Universidade de East Anglia (Norwich, Reino Unido) e pela Universidade de Londres. É professora da Faculdade de Educação da UERJ na área de ensino de história e é professora de história na Escola Alemã Corcovado, no Rio de Janeiro.

Luciana Heymann



É pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e professora do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Fiocruz, e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos, da Unirio. É editora associada da revista "História, Ciências, Saúde – Manguinhos", colaborando com a seção "Fontes". Graduada e licenciada em História (UFRJ), mestre em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ) e doutora em Sociologia (Iuperj), desenvolve pesquisas nos campos da história e da sociologia da memória, com especial atenção para os temas: arquivos pessoais, políticas públicas de memória e de patrimônio. É autora de "O lugar do arquivo: a construção do legado de Darcy Ribeiro" (2012) e co-organizadora de "Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa" (2013) e "Pensar os arquivos: uma antologia" (2018). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de História Oral e editora da revista História Oral de 2016 a 2018. 

Mediação: Amanda Carvalho – Gerente de Acervo e Pesquisa na Memória da Eletricidade

16h – Arquivos pessoais: experiências e perspectivas

Lucia Maria Velloso de Oliveira



Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Ana Maria Camargo



Professora sênior do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, dedica-se à temática dos arquivos por meio de livros, artigos, orientação de trabalhos acadêmicos, cursos e prestação de consultoria a instituições públicas e privadas.

Mediação: Amanda Carvalho – Gerente de Acervo e Pesquisa na Memória da Eletricidade

26/10
10h – Imagens e arquivos pessoais

Anna Carla Mariz


Professora Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro desde 1991. Leciona na graduação em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivo, ambos na UNIRIO. Diretora do Arquivo Central da UNIRIO. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988), com Especialização em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense e Universidade do Porto (2018-2020). Foi Diretora da Escola de Arquivologia de 2006 a 2017 e pertence ao núcleo de professores fundadores do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos que teve sua primeira turma em 2012. Líder do Grupo de Pesquisa Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória do CNPq.

José Francisco Guelfi Campos


Professor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, subcoordenador do curso de graduação em Arquivologia. É, também, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFMG) e professor convidado do curso de especialização em "Memória e Historiografia: patrimônio cultural e identidades em Minas Gerais" (PUC Minas). Doutor e mestre em História Social pela USP, graduado em História pela mesma universidade. Realizou estágio de aperfeiçoamento em Gestão de Arquivos Privados no Archivo Histórico de la Nobleza, na Espanha. Entre 2014 e 2016, foi coordenador do setor de arquivo da Biblioteca Brasiliana da USP. De 2015 a 2019, coordenou a comissão de cursos e eventos da Associação de Arquivistas de São Paulo. Interessa-se, em especial, por arquivos pessoais, descrição documental, diplomática e tipologia documental, temas sobre os quais vem publicando trabalhos no Brasil e no exterior. 

Mediação: Ana Paula Goulart – Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e consultora da Memória da Eletricidade

16h – Histórias de vida e o registro audiovisual

Kátia Lerner


Possui graduação em sociologia pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Realizou seu doutorado sanduíche em sociologia na University of California/Los Angeles (2001) e o pós-doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ (2013-2015). Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, é Vice-Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Comunicação e Saúde e Editora Associada da "Revista Interface". Foi Assistente de Ensino do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz entre agosto de 2019 e julho de 2021 e Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) entre julho de 2016 e agosto de 2018. Foi responsável pela coordenação do Projeto da USC Survivors of the Shoah Visual History Foundation no Rio de Janeiro entre 1996-1999, quando também atuou como entrevistadora e tornou-se, até 2013, uma de suas representantes no Brasil. É autora, entre outras publicações, do livro "Memórias da dor: coleções e narrativas do Holocausto" (Brasília: IBRAM, 2013), originado de sua tese de doutorado, que ganhou o prêmio Mario de Andrade realizado pelo IBRAM em 2008. Organizou, junto com Igor Sacramento, a coletânea "Saúde e Jornalismo: Interfaces contemporâneas" (Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2014), finalista do Prêmio Jabuti de 2015 na categoria comunicação e ainda, junto com Arquimedes Pessoni, o livro "Meio Ambiente, Saúde e Divulgação Científica: Questões comunicacionais" (São Caetano do Sul: USCS/Intercom, 2020).

Joëlle Rouchou


Jornalista passou pelas redações do "Jornal do Brasil" e da revista "Veja", seguiu vida acadêmica como pesquisadora em história na Casa de Rui Barbosa até abril de 2020. É professora no Mestrado em Memória e Arquivo da Casa de Rui Barbosa e de jornalismo na FACHA. É autora, entre outros, de "Samuel. Duas vozes de Wainer", (Ed UniverCidade) e "Noites de verão com cheiro de jasmim" (Ed FGV).

Mediação: Ana Paula Goulart – Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e consultora da Memória da Eletricidade

27/10
10h – Biografias e narrativas de si

Leonencio Nossa


É autor dos livros "Roberto Marinho, o poder está no ar", "Homens invisíveis", "O rio - Uma viagem pela alma do Amazonas" e "Mata! - O Major Curió e as Guerrilhas do Araguaia". Também escreveu os cadernos especiais “Guerras Desconhecidas do Brasil”, “Dos Andes ao Atlântico”, “Meninos do Contestado”, “Sangue Político”, “Favela Amazônia” e “Novas Veredas”. Por reportagens de história, política e direitos humanos, recebeu prêmios e menções nacionais e internacionais, como o Esso de Jornalismo, Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Sociedade Interamericana de Imprensa, Petrobrás, Embratel, Dom Hélder Câmara e Latino-Americano de Investigação. 

Karla Monteiro


Formou-se em Jornalismo pela PUC-Minas, Trabalhou nos jornais "Estado de Minas", "Folha de S.Paulo" e "O Globo" e nas revistas "Veja", "Trip" e "TPM", entre outras. É autora de "Karmatopia: Uma viagem à Índia" e coautora de "Sob pressão: A rotina de guerra de um médico brasileiro".

Mediação: Ana Paula Goulart – Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e consultora da Memória da Eletricidade

16h – Arquivos pessoais de escritor@s

Rachel Valença


Formada em Letras Brasileiras pela Universidade de Brasília, com especialização em filologia portuguesa. Tem mestrado em Língua Portuguesa concluído na Universidade Federal Fluminense em 1982, com dissertação sobre a retórica do samba de enredo. Formou-se em jornalismo em 1991. Pesquisadora, por concurso, da Casa de Rui Barbosa entre 1977 e 2010, foi diretora do Centro de Pesquisa da instituição por 12 anos. Foi vice-presidente do Museu da Imagem e do Som entre 2010 e 2017. Tem vários livros e artigos publicados, em especial a reunião de "Toda a crônica" de Lima Barreto, em parceria com Beatriz Resende. Ocupa desde 2019 a coordenação de Literatura do Instituto Moreira Salles. 

Maria Oliveira

Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas/CPDOC, Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Atualmente é Chefe do Arquivo Múcio Leão da Academia Brasileira de Letras.

Mediação: Bruna Martoni – Pesquisadora da Memória da Eletricidade

28/10
10h – Preservação de arquivos pessoais digitais

Gabriel Moore
Coordenador do acervo da AAREA e colaborador do Vulnerable Media Lab

Jorge Phelippe Abreu
Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela (UNIRIO)

Mediação: Ana Paula Goulart – Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e consultora da Memória da Eletricidade

16h – Arquivos de mulheres

Adelina Maria Alves Novaes e Cruz



Bacharel em Ciências Sociais e pós-graduada em Cinema Documentário pela FGV. Atualmente é pesquisadora e professora do CPDOC, co-coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Documentário (NAD CPDOC) e coordenadora executiva da Pós-graduação em Cinema Documentário da FGV. Integra as equipes de organização de arquivos privados pessoais, de projetos de pesquisa e de Integração Documentação-Ensino da Escola de Ciências Sociais CPDOC, além de participar do projeto de Difusão do acervo CPDOC. 

Carolina Gonçalves Alves


Graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da mesma universidade (2009). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente com os temas: raça, gênero, poder e representação. Como Coordenadora do Programa de Arquivos Pessoais da FGV CPDOC, trabalha na organização e gestão de documentos históricos e reflete sobre a sub-representação de mulheres nas instituições arquivísticas brasileiras. Integra o Comitê Executivo da Rede Arquivos de Mulheres (RAM). Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde analisa o processo histórico de embranquecimento da compositora e pianista Chiquinha Gonzaga.

Mediação: Amanda Carvalho – Gerente de Acervo e Pesquisa na Memória da Eletricidade

29/10
10h – História oral e a arte da escuta

Alessandro Portelli


Presidente del Circolo Gianni Bosio - Roma

Mediação: Ana Paula Goulart – Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e consultora da Memória da Eletricidade

16h – Registros pessoais e histórias de vida no Setor Elétrico

Rafaela Oliveira

Formada em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Gestora de Acervo e Pesquisa na Fundação Força e Luz, responsável pelos acervos arquivísticos do Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul e Memorial Érico Veríssimo. Atuante na área desde 2016.

Formada em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Gestora de Acervo e Pesquisa na Fundação Força e Luz, responsável pelos acervos arquivísticos do Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul e Memorial Érico Veríssimo. Atuante na área desde 2016.

Mediação: Amanda Carvalho – Gerente de Acervo e Pesquisa na Memória da Eletricidade