Memória da Eletricidade lança o programa de cursos Educação Corporativa

Postado em 30/04/2021
Compartilhar

A Memória da Eletricidade está lançando um programa de capacitação e atualização voltado para profissionais do setor elétrico e das áreas de comunicação, preservação e acervo. Batizada de Educação Corporativa, a iniciativa contará com cursos divididos em três grandes temas: Setor Elétrico & de Energia, Gestão & Liderança e Transformação Digital e Comunicação & Memória. Desenvolvido em parceria com instituições acadêmicas e de ensino, empresas e órgãos governamentais, o programa Educação Corporativa é oferecido a empresas e outras instituições e possibilita encontros com especialistas e profissionais que são referência em suas áreas de atuação.

A ideia do programa nasceu da percepção por parte da equipe da Memória da Eletricidade de que os desafios impostos pela era da informação demandam profissionais ao mesmo tempo generalistas e especialistas, constantemente atualizados e treinados. Numa época de mudanças rápidas e profundas, em que as novas tecnologias da informação e a transformação digital estão alterando a maneira como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo, a atualização e a busca constante por conhecimento são fundamentais. Augusto Rodrigues, presidente da Memória da Eletricidade, destaca que a instituição trabalha com passado, presente e futuro:

– A Memória da Eletricidade está se alinhando às mudanças do mundo contemporâneo e promovendo a atualização do acesso ao saber e à informação. Estamos socializando a informação para a atualização dos profissionais do setor elétrico. Através da internet, das redes sociais, é possível atingir um conhecimento novo. E a Memória da Eletricidade vai disponibilizar e vender esse conteúdo. E, tenho certeza, vamos ter sucesso com isso – prevê Augusto Rodrigues, que adianta que, o programa de Educação Corporativa vai ser complementado pela Plataforma do Setor Elétrico, a ser lançada ainda neste semestre:

– Vamos disponibilizar e vender artigos e descobertas sobre energia formulados em países como China, Coreia, França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. Os profissionais do setor elétrico que atuam no Brasil precisam se atualizar a respeito de temas como carros elétrico, projetos de transição energética como o que Biden está propondo nos Estados Unidos e energias eólica e solar. E no caso de Gestão & Liderança, um tema que se impõe é o do home office. Os chineses, por exemplo, já resolveram que o home office continua. Como os executivos vão gerir pessoas trabalhando nas suas residências?

A engenheira civil Laura Petri, consultora de Treinamento e Desenvolvimento da Memória da Eletricidade, faz parte da equipe que montou os cursos. Ela destaca o fato de o programa também oferecer treinamento sob demanda:

– Estamos muito felizes com o lançamento do programa de Educação Corporativa da Memória da Eletricidade, que tem como objetivo de disseminar e dar continuidade ao processo de aprendizagem, a fim de promover o desenvolvimento do profissional. São cursos técnicos, de liderança e gestão, transformação digital e comunicação e memória. Com isso, espera-se oferecer conhecimento e capacitação de qualidade aos profissionais, através de parcerias com grandes universidades e institutos. Também temos o diferencial de desenvolver cursos customizados de forma a atender a necessidade de cada empresa ou instituição.

Memória da Eletricidade oferece 76 cursos no lançamento do programa

Inicialmente, serão 76 cursos, ministrados por mais de 70 professores. Isso vai resultar em mais de 700 horas de troca de conhecimento e experiências, em cursos com cargas horárias que vão de cinco horas a 25 horas, dependendo do tema. O conteúdo é especialmente elaborado para disseminar conhecimento teórico, técnico e prático, além de promover a formação de visão crítica sobre as transformações pelas quais o mundo vem passando com o advento da era digital.

As instituições parceiras do programa Educação Corporativa são: Campus Sustentável, Gesel, Aberje, Associação Brasileira de Memória Empresarial, Franklin Covey e Dorsey e Rocha.

Confira aqui a programação dos cursos do programa Educação Corporativa da Memória da Eletricidade.