Cepel celebra 48 anos com novo laboratório

Postado em 20/01/2022
Compartilhar


Laboratório de Smart Grids do Cepel. Foto: Pedro Ferreira

O Cepel, Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, celebra 48 anos neste dia 21 de janeiro com uma novidade: o Laboratório de Smart Grids. Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2021, é o primeiro da América Latina com capacidade e versatilidade para pesquisa e ensaios que envolvam potência e representação de componentes de um sistema real. Instalado na Unidade de Adrianópolis (bairro de Nova Iguaçu/RJ) do Cepel, o laboratório é resultado de investimentos de R$ 20 milhões, verba proveniente da Eletrobras, da Petrobras e do Projeto Meta (Banco Mundial e Ministério de Minas e Energia). Mais de 60% dessa verba foram investidos na implantação da infraestrutura e aplicados na aquisição de equipamentos. 

O laboratório de Smart Grids é fundamental para a evolução tecnológica no uso e na geração de energia no segmento de distribuição, transmissão e comercialização de energia. Na infraestrutura, serão possíveis a definição e a avaliação experimental de requisitos de conexão que possibilitem integrar, de forma otimizada, elevados níveis de recursos energéticos distribuídos, como geração solar fotovoltaica distribuída, geração eólica, armazenamento com baterias e veículos elétricos plugáveis. O objetivo é assegurar mais controlabilidade às redes elétricas, mantendo sua confiabilidade e robustez. 

Laboratório conta com equipamentos exclusivos

Para o diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, o novo laboratório contribuirá para a modernização do setor de energia.

– Essa modernização requer um aparato tecnológico, de pesquisa, de tecnologia. E essa nova instalação faz parte desse aparato e está alinhada com demandas que virão dessa modernização – disse Amilcar Guerreiro, durante a cerimônia de inauguração do novo laboratório, que contou A cerimônia de inauguração contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, do presidente do Conselho de Administração da Eletrobras, Ruy Flaks Schneider e do diretor de Transmissão da Eletrobras e presidente do Conselho Deliberativo do Cepel, Marcio Szechtman.

Dentre os equipamentos exclusivos do laboratório está sua bancada de simulação em tempo real Power Hardware in the Loop (PHIL). Pioneira no Brasil, possibilita avaliar, simultaneamente, diferentes Equipamentos Sob Ensaio (ESE), interagindo com a representação em tempo real do sistema elétrico no qual os ESE serão conectados. Outra particularidade importante é que a potência nominal do laboratório permite a realização de ensaios de avaliação de conformidade para equipamentos de até 300 kVA, a maior capacidade nominal do Brasil e mais do que o dobro da potência do segundo maior laboratório do gênero do país. Futuramente, o laboratório também contará com microrrede híbrida em baixa tensão com mix de gerações fotovoltaica e convencionais, um meter wall para ensaio de interoperabilidade de medidores inteligentes e uma estação de carregamento para veículos elétricos plugáveis.

Laboratório de Smart Grids do Cepel. Foto: Pedro Ferreira